domingo, 12 de junho de 2011

Peixe também entra no cardápio escolar de Igaraçu do Tietê

Alimento saudável que ajuda no crescimento, a carne de peixe tem também minerais como o fósforo, cobre, magnésio e ferro.

Para melhorar a qualidade e o valor nutricional da merenda escolar servida em Igaraçu do Tietê, a Prefeitura quer incentivar uma nova prática na alimentação dos estudantes, utilizando o potencial da região. Entre os alimentos inseridos no cardápio está o peixe, que tem um alto valor nutricional e baixo teor calórico. A gordura predominante no pescado é do tipo insaturadam a chamada Ômega 3, aquela que previne as doenças do coração.
A nutricionista Bruna Negrelli Santo, ressalta que o peixe possui também proteínas de primeira qualidade, nas quais são encontradas os aminoácidos, elemento fundamental para o crescimento e desenvolvimento da criança, e ainda o triptofano, substância essencial na formação do sangue. "O peixe também é rico em vitamina B, responsável por diversas funções do organismo, e as vitaminas A e D, muito importantes na formação dos ossos e músculos." completou a especialista.
Além de ajudar no crescimento, a carne de peixe tem minerais como o fósforo, cobre, magnésio e ferro. "Hoje o peixe é comprovadamente um alimento funcional, considerado pelos médicos muito importante na proteção à saúde do indivíduo. De acordo com estudos, em populações que consomem peixe em grande quantidade, como é o caso dos japoneses e dos esquimós, o índice de doenças cardiovasculares é mínimo", completou o prefeito Carlos Augusto Gama.
Vale ressaltar que o Setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação serve 18 mil refeições por dia. Todo o cardápio é elaborado por uma nutricionista e preparado por cozinheiras, seguindo normas rígidas de higiêne.

Fonte: "Jornal  Mais" , 25 de março de 2011. Igaraçu do Tiete


Conforme notícia divulgada pelo jornal Estadão de 15 de março de 2011; apenas 10,6% dos municípios oferecem peixe na escola. Dado é do Ministério da Pesca e embasará medidas para um plano nacional de ampliação do pescado na rede pública



Nenhum comentário:

Postar um comentário